“Doutor Sono”: uma continuação merecida de “O Iluminado”

Doutor Sono continua a história de Danny Torrance (Ewan McGregor), 40 anos após sua assustadora estadia no Hotel Overlook, em “O Iluminado” o filme é dirigido por Mike Flanagan, que escreveu o roteiro com base no romance de Stephen King.

Ainda extremamente marcado pelo trauma que sofreu quando criança no Hotel Overlook, Dan Torrance acaba virando alcoólatra por conta desses traumas e busca sair desse vício em reuniões de AA (alcoílicos anônimos, hora falando de seu pai, ora falando de sua mãe.

o protagonista é conhecido por Dr. Sono por trabalhar como enfermeiro e ajudar os seus pacientes  se acalmar e adormecer para a morte. Ele se muda para uma pacata cidade para fugir de seus traumas do passado e permanecer em paz.

Essa paz é destruída quando ele encontra Abra, uma adolescente corajosa com um dom extrassensorial, conhecido como Brilho. Ao reconhecer instintivamente que Dan compartilha seu poder, Abra o procura, desesperada para que ele a ajude contra a impiedosa Rose Cartola (Rebecca Ferguson) e seus seguidores do grupo Verdadeiro Nó, que se alimentam do Brilho de inocentes visando a imortalidade.

DSC02524.dng
Rose Cartola, vilã que se alimenta do “Brilho” (alma) dos inocentes. Reprodução: Warner Pictures

Ao formarem uma improvável aliança, Dan e Abra se envolvem em uma brutal batalha de vida ou morte com Rose. A inocência de Abra e a maneira destemida que ela abraça seu Brilho fazem com que Dan use seus próprios poderes como nunca, enquanto enfrenta seus medos e desperta os fantasmas do passado.

O filme tem vários momentos notálgicos que remetem a primeira parte da franquia: desde o aparecimento de Jack em uma das cenas, até repetição de algumas cenas como a perseguição contra Abra, que tenta se proteger no quarto (237), exatamente como no primeiro filme com a esposa de Jack.

A continuação tem um bom roteiro, que capta bem os admiradores de primeira viagem, que não precisam ver o filme para entender o que se passa no segundo. O contexto amarra bem todos os pontos dos personagens – mas pra quem é fã da franquia, é possível que haja uma surpresa pela quantidade de elementos misteriosos presentes nessa narrativa.

DSC09815.dng
Dan trabalhando como enfermeiro. Reprodução: Warner Bros 

A trilha sonora remete bem ao gênero thriller, assim como os modos de câmera, que acompanham a estética de ”O Iluminado”, lembrando novamente algumas cenas da primeira parte da história.

No final das contas o filme é um grande looping que passa pelo Jack, Dan e Abra, sempre revisitando o arco desses três personagens no passado, que deixa uma continuação para um possível terceiro volume da franquia.

Doutor Sono estreia no dia 7 de novembro, assista o trailer:

ds_760x200-exib

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s