Como todos já sabemos, Sonic – o Filme chega as telonas do cinema no próximo dia 13 de Fevereiro. Na aventura, o ouriço mais famoso do mundo dos jogos enfrenta o poderoso Robotnick. – O que nos faz lembrar que esse não é o primeiro filme inspirado no universo dos jogos.

Fizemos uma lista de filmes que deram certo (ou fracassaram), mas que tinha um único objetivo – trazer para as telonas o que era reproduzido nos jogos. Confira:

Mortal Kombat – O filme

Em 1995, a Warner resolveu adaptar o jogo de luta mais famoso do Super Nintendo. O filme dirigido por Paul W. S. Anderson trazia todos personagens conhecidos da trama: Sonya, Liu Kang, Scorpion, Kitana, Kano (e todos os outros). Na sinopse, Sonya Blade é uma agente das forças especiais americana, Johnny Cage é um vaidoso ator de filmes de ação e Liu Kang é um legitimo monge shaolin. Os três lutadores são atraídos para uma ilha misteriosa onde enfrentarão inimigos como Scorpion e o Sub-Zero num torneiro milenar – O Mortal Kombat. Os três guerreiros precisam vencer o campeão do torneio – Goro e o Feiticeiro Shang Tsung.

A trama ganhou uma continuação em 1997 entitulada Mortal Kombat: Aniquilação.

O filme recebeu nota 7 do público e alcançou 58% no Metacritic. Os efeitos especiais são discutíveis, mas entendíveis para um filme de 1995. Atualmente o filme está disponível no Netflix.

Street Fighter – A última Batalha

Um ano antes do lançamento de Mortal Kombat, em 1994 Street Fighter também entrou para a lista de jogos que ganharam longas metragens no cinema. Dirigido e escrito  Steven E. de Souza a historia trazia os personagens mais famosos da história como Chin-Li, Ryu, Bilson e na época o astro dos filmes de ação Jean-Claude Van Damme como Coronel Guile.

Na história adaptada para as telonas o general Bilson sequestra 63 delegados da ONU e exige um resgate milionário. O coronel Guile e a agente da Inteligência Britânica Cammy tentam resolver a situação, mas seus planos são ameaçados por uma repórter atrás de vingança.

O filme recebeu duras críticas e ficou apenas com 12% no Rotten Tomatoes. Um jornalista escreveu que “até mesmo fãs de Jean-Claude Van Damme não poderiam racionalizar essa “bomba”.”

Em uma justificativa geral, o filme era um tiro no escuro que acabou dando errado.

Super Mario Bros. (O Filme)

Sim, o famoso encanador dos games ganhou uma adaptação em 1993. o filme é estrelado por Bob Hoskins como Mario, John Leguizamo como Luigi, Dennis Hopper como Rei Bowser, e Samantha Mathis como Princesa Peach.

O roteiro traz a mesma narrativa do jogo: resgatar a Princesa Peach das garras do Bowser. O filme recebeu duras críticas e ficou com 16% no Rotten Tomatoes. Ele ainda é considerado por muitos o pior filme adaptado sobre jogos. Muitas pessoas nascidas depois dos anos 2000 siquer sabem de sua existência.

Mas pelo menos valeu a tentativa né?

Resident Evil:

A produção do jogo da Capcom começou em 2002 e também foi dirigido por Paul W. S. Anderson que ganhou 6 continuações e deve ganhar uma série nova muito em breve. Na história Umbrella Corporation, que atua como principal antagonista na franquia, é uma companhia farmacêutica de bioengenharia que produz armas biológicas. A Umbrella foi responsável pelo “apocalipse zumbi” deflagrado após a contaminação da população da Terra pelo “T-vírus”.

O enredo narra os embates da protagonista Alice, uma personagem criada especialmente para o primeiro filme, e interpretada por Milla Jovovich. Alice, anteriormente funcionária da Umbrella Corporation, torna-se inimiga do conglomerado. Alguns personagens dos jogos eletrônicos também protagonizam a franquia cinematográfica, como Jill Valentine, Carlos Olivera, Claire Redfield, Albert Wesker, Chris Redfield, Barry Burton, Leon S. Kennedy e Ada Wong.

Apesar das constantes avaliações negativas pela crítica especializada, e com seis títulos lançados, Resident Evil é a mais bem-sucedida franquia cinematográfica baseada em jogos eletrônicos, tendo arrecadado mais de 1 bilhão de dólares em todo o mundo

Lara Croft: Tomb Raider

Em 2001 a Paramount produziu talvez o filme mais bem sucedido da franquia de jogos de toda a história do cinema. A aventureira Lara Croft (protagonizada por Angelina Jolie) Explora impérios perdidos, descobrindo tesouros preciosos, mas um antigo segredo de seu pai está prestes a levar Lara a seu maior desafio: o Triângulo de Luz, uma relíquia lendária com o poder de alterar o tempo e o espaço. Lara precisa encontrar o Triângulo antes que caia nas mãos dos Iluminati.

Tomb Raider se tornou a maior bilheteria inspirada em um game e também o filme mais lucrativo estrelado por uma mulher, e teve uma continuação em 2003 intitulado – A origem da Vida e um reboot em 2018 protagonizado por Alicia Vinkader.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s