Agora em julho, o disco “Parachutes” do Coldplay completa 20 anos, e com ele, um dos clássicos do rock alternativo que trouxe a banda para um reconhecimento mundial: a música “Yellow”.  

Recentemente, Will Champion, baterista do grupo deu uma entrevista Inews contando um pouco sobre a história da música e a sua trajetória até os dias atuais da banda. Vale lembrar que “Yellow” alcançou o número quatro nas paradas do Reino Unido e causou impacto nos EUA. Foi uma surpresa para a gravadora e para os próprios integrantes da banda.

Era algo que precisávamos, algo que nos permitiria chegar a mais lugares”, comentou Will. “Somos extremamente gratos por isso, porque ele realmente nos permitiu criar pára-quedas em torno dele, nos permitiu ir para a América e tocar para públicos maiores. Definitivamente, foi crucial. Não consigo imaginar como seria se aquela música tivesse caído no colo de outra pessoa. “

2001Coldplay_GettyImages-81386395_master150715
Coldplay em shows promocionais da era Parachutes – NME/Reprodução

O momento do lançamento da música funcionou a favor da banda, seu tom suave formando um forte contraste com o impetuoso rap-rock que era popular na época. “Eu acho que, especialmente quando levamos a música para a América, era algo muito diferente do que estava no rádio“, diz Champion. “Havia muito desse metal nu, como o Limp Bizkit. Era música pesada, muito masculina. Eu acho que “Yellow” representou algo que estava possivelmente sub-representado.

É um sentimento ecoado pelo editor da Music Week Mark Sutherland, que estava escrevendo para Melody Maker quando Yellow saiu. Ele se lembra do novo milênio como um ano “engraçado” para a música. “Era dominado por bandas de rock americanas barulhentas e raivosas“, diz ele. “Algo tão simplesmente melódico e docemente otimista se destacou uma milha. Seria claramente um sucesso. O Coldplay pode ter muitas músicas maiores, mas “Yellow”, sempre alcançará novos públicos”. Nos shows ao vivo, ele ressalta, ainda “recebe uma recepção extática, mesmo daqueles que eram jovens demais para experimentá-la quando foi lançada“.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Simon Williams, fundador da Fierce Panda, gravadora independente que lançou o single de estréia do Coldplay Brothers & Sisters em 1999, ficou encantado. “Fizemos um esforço corajoso para assinar a banda a longo prazo, então, quando eles assinaram com o Parlophone, foi um pouco doloroso“, diz ele. “E quando Yellow saiu e se saiu tão bem, foi absolutamente excruciante.

Aqui no Brasil, a música foi trilha sonora da novela “O Anjo Caiu do Céu” estrelada por Caio Blat em 2001. Das últimas vezes que a banda esteve no Brasil, deixou lindos registros da música: uma no Rock in Rio em 2011 e outra no Live in São Paulo lançado pela banda em 2018.

unnamed (2)
Tom Sheehan/Reprodução 

Seguindo o lançamento de “Parachutes”, a banda foi indicada em cinco categorias do BRIT Awards, vencendo nas categorias “Melhor Álbum Britânico” e “Melhor Grupo Britânico”. A banda ganhou também, da mesma academia, três vezes na categoria “Melhor Álbum Britânico” e “Melhor Grupo Britânico” outras quatro vezes, além de outros prêmios.
 
“Parachutes” foi descrito pela Rolling Stone como “um trabalho de real transcendência” e pela Melody Maker como uma “obra-prima”. A publicação NME declarou na época: “é incrível que este seja um álbum de estreia”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s