Para quem vai ao cinema nesse período de pandemia esperando mais uma obra-prima de Christopher Nolan, conhecido mundialmente por filmes como “Interestelar” (2014) e ”A Origem” (2010), pode se sentir um pouco confuso ao assistir “Tenet”

A nova aposta da Warner Bros Pictures para a reabertura das salas de cinema traz uma proposta inovadora ao inverter a cronologia de alguns eventos dentro da narrativa, com uma brilhante atuação de Robert Pattinson como Niel, (que já nos dá uma breve prévia do que será sua interpretação em “The Batman, de Matt Reeves) e John David Washington, O Protagonista.

Ao se deparar com os minutos iniciais do filme, qualquer pessoa entende que se trata de um clássico filme de espiões, como tantos outros que já assistimos nas telonas, mas ao decorrer dos eventos, somos apresentados um conceito ”reverso”, mudando a ordem cronológica e linear dos acontecimentos.

Warner Bros. Entertainment/Divulgação

É ai que toda a confusão começa. Tentando deixar em plano secundário para que o espectador entenda aos poucos como o conceito “reverso”, a narrativa se torna confusa, onde Nolan tenta usar conceitos da física, onde qualquer leigo no assunto não entenderia de primeira. Embora seus outros roteiros também falem do conceito entre tempo e espaço, a narrativa ”inteligente” acabou de perdendo entre as cenas de ação que são de tirar o folego.

Mesmo com o confusão narrativa de reverter os acontecimentos da trama, o roteiro parece não se perder entre as cenas, tudo que acontece da metade do filme pra frente trazem um novo ângulo do que já aconteceu, com boas cenas que prendem e forçam o espectador ao tentar se achar na narrativa.

Warner Bros. Entertainment/Divulgação

Então já podemos adiantar: é necessário que você pesquise o que realmente ”Tenet’‘ se trata antes de entrar numa sala de cinema, ou vai sair achando que é só mais um filme de espiões com um roteiro bagunçado.

No final das contas, “Tenet” não é uma boa aposta para o retorno das salas de cinema no mundo, já que os primeiros espectadores vão sair perdidos e decepcionados ao assistirem o filme que parece ser feito para um público específico – os que estão dispostos a entender todos os conceitos físicos antes de assistir o filme.

Esse de longe não é o melhor e nem mais inovador filme de Christopher Nolan.

NOTA: 5/10

“Tenet” estreia no próximo dia 29 de Outubro, confira o trailer:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s