Em de 24 de janeiro de 1984, o mundo parou para assistir um dos maiores (e talvez o maior) videoclipe de todos os tempos, protagonizado por Michael Jackson. Thriller é o último single do álbum de mesmo nome (1982) que sucedeu a bem sucedida “Billie Jean” que ficou no topo das paradas por treze semanas consecutivas.

Transmitido pela MTV, o videoclipe de 14 minutos deu a Michael Jackson 8 prêmios grammy (incluindo o de canção do ano e álbum do ano), além de consolidar Thriller como o álbum mais vendido de todos os tempos – recorde que permanece intacto até hoje.

Dirigido por John Landis e com trechos narrados Vincent Price (uma das vozes mais marcantes do terror americano), o video tem uma produção cinematográfica nunca vista antes em videoclipes. Estima-se que o orçamento do clipe foi de meio milhão de dólares. O vídeo fez tanto sucesso que era exibido a cada 40 minutos na MTV.

https___cdn.cnn.com_cnnnext_dam_assets_151113102135-03-tbt-michael-jackson-thriller-restricted
Michael Jackson durante as gravações de Thiller. Reprodução: Youtube

Thriller traz referências até hoje quando se trata de Halloween. É impossível dar ou ir a uma festa nessa época sem dançar a coreografia icônica do vídeo. A música entrou como trilha sonora de diversos filmes de sucesso como “De repente 30” e o “Retorno dos Mortos Vivos parte II”, e também fez parte da trilha sonora de “Stranger Things”.

Vale lembrar que a caracterização de Michael em lobisomem é um passo gigantesco para a computação gráfica, não só daquela época, mas dos anos que sucederam (como em 1991, no clipe de Black Or White, onde o cantor se transforma em uma pantera).

A música ainda continua sendo uma das mais premiadas de todos os tempos com 23 prêmios, sendo ultrapassada apenas por “Shallow” com 32 prêmios e “Formation” com 28.

Assista o clipe: 

Michael também inovou ao levar a música pra os palcos. Confira essa performance de Thriller em 1988 durante a Bad Tour – O cantor se transforma em lobo ao vivo e usa uma jaqueta de led durante a coreografia da música:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s