Em de 24 de janeiro de 1984, o mundo parou para assistir um dos maiores (e talvez o maior) videoclipe de todos os tempos, protagonizado por Michael Jackson. Thriller é o último single do álbum de mesmo nome (1982) que sucedeu a bem sucedida “Billie Jean” que ficou no topo das paradas por treze semanas consecutivas.
Transmitido pela MTV, o videoclipe de 14 minutos deu a Michael Jackson 8 prêmios grammy (incluindo o de canção do ano e álbum do ano), além de consolidar Thriller como o álbum mais vendido de todos os tempos – recorde que permanece intacto até hoje.
Dirigido por John Landis e com trechos narrados Vincent Price (uma das vozes mais marcantes do terror americano), o video tem uma produção cinematográfica nunca vista antes em videoclipes. Estima-se que o orçamento do clipe foi de meio milhão de dólares. O vídeo fez tanto sucesso que era exibido a cada 40 minutos na MTV.

Thriller traz referências até hoje quando se trata de Halloween. É impossível dar ou ir a uma festa nessa época sem dançar a coreografia icônica do vídeo. A música entrou como trilha sonora de diversos filmes de sucesso como “De repente 30” e o “Retorno dos Mortos Vivos parte II”, e também fez parte da trilha sonora de “Stranger Things”.
Vale lembrar que a caracterização de Michael em lobisomem é um passo gigantesco para a computação gráfica, não só daquela época, mas dos anos que sucederam (como em 1991, no clipe de Black Or White, onde o cantor se transforma em uma pantera).
A música ainda continua sendo uma das mais premiadas de todos os tempos com 23 prêmios, sendo ultrapassada apenas por “Shallow” com 32 prêmios e “Formation” com 28.
Assista o clipe:
Michael também inovou ao levar a música pra os palcos. Confira essa performance de Thriller em 1988 durante a Bad Tour – O cantor se transforma em lobo ao vivo e usa uma jaqueta de led durante a coreografia da música: