Avaliação: 5 de 5.

Se você já se sentia impactado pelas últimas produções envolvendo as princesas da Disney como Moana, a Merida de “Valente”, então, você vai ter uma afeição muito grande com Raya e todo o protagonismo que ela representa.

Raya e o Último Dragão” conta a história de Kumandra, onde humanos e dragões viviam juntos em harmonia. Mas quando uma força maligna ameaçou a terra, os dragões se sacrificaram para salvar a humanidade. Agora, 500 anos depois, o mesmo mal voltou e cabe a uma guerreira solitária, Raya tenta rastrear o lendário último dragão para restaurar a terra despedaçada e seu povo dividido.

Disney Studios/Reprodução

A parte mágica do filme vem de uma pedra usada pelo último dragão (Sisu), para salvar a terra. Pedra essa que Raya é a guardiã, junto com o seu pai, chefe da tribo ‘‘Coração”. Alias, é importante pontuar a forma cuidadosa que a Disney aborda nacionalidades diferentes em Kumandra, usando cores e arquétipos diferentes para cada uma delas: “Coração”, “Calda”, ”Presa” e “Coluna”.

Quem acompanha a Disney muito tempo, já percebe que Raya é uma filme para ”selar a paz” com os povos asiáticos, já que “Mulan” por sua vez em 1998 não agradou muito o povo chinês pela figura cômica do Mushu e também com forma como a lenda da princesa guerreira foi abordada. E com a nova animação, o estúdio alcança o seu objetivo.

A parte cômica também não tem nenhum defeito. A Disney sabe bem como inserir humor em suas produções e isso é distribuído entre os personagens da trama, fazendo com que a Sisu e o Tuk Tuk sejam os favoritos do espectador durante todo o filme. E por falar em desenvolvimento de personagem, todos tem uma boa construção, colocando-os em bons papeis de coadjuvantes.

Disney Studios/Reprodução

Por fim, Raya é umas das animações mais maduras que a Disney lançou até agora. Isso também é bem notado por ter elementos não vistos antes em outras produções, como cenas que envolvem lutas e motivos mais plausíveis que levam a protagonista ao climax do filme.

“Raya e o Último Dragão” está disponível nos cinemas e no acesso premium do Disney Plus (saiba mais detalhes aqui) e é uma pena que o filme não possa ter exibições em salas lotadas, porque era o que essa animação merecia. Conheça os personagens:

Assista o trailer:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s