Nesse último domingo (9), completou-se 32 anos do lançamento do single “Express Yourself” de Madonna, faixa do álbum “Like a Prayer”. Percursora da era ‘Blond Ambition” onde vemos a rainha do pop falar abertamente sobre feminismo, liberdade sexual e levantar pautas importantes como a prevenção do HIV e a luta contra o preconceito LGBTQA+.

“Você não precisa de anéis de diamante ou ouro de 18 quilates”, a letra da música já ilustra a importância de independência feminina numa época que isso era considerado um tabu. Madonna que já havia abordado a ideia de ser mãe solteira em “Papa Don’t Preach” agora traz de forma bem explicita o porque da mulher ser independente.

O videoclipe foi dirigido por ninguém menos que David Fincher, e foi baseado no longa-metragem Metrópolis (1927) trazendo referências a “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin. O vídeo estreou em 17 de maio de 1989 na MTV. Foi o vídeo musical de maior custo da época, com 5 milhões de dólares sendo gastos em sua produção; atualmente, é o terceiro vídeo mais caro de todos os tempos. 

A música também dava início a “Blond Ambition Tour”, uma das turnês mais transgressoras da carreira, onde Madonna pela primeira vez usou de um storyline teatral durante um show (assim seguindo com todas outras turnês após essa.

“Express Yourself” é um marco na história da música e ainda continua sendo uma das músicas mais amadas dos fãs da rainha do pop, ganhando diversas versões ao longo das turnês estreladas por ela. Para comemorar, Madonna também lançou versões remixadas das música nas plataformas digitais.

Confira:

Confira também o videoclipe oficial:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s