A Lei do Audiovisual Brasileiro, sancionada em 1993, deu um outro rumo à indústria cinematográfica nacional com novos meios para o financiamento de filmes com incentivos do governo federal. Esse momento, que ficou conhecido como a Retomada do Cinema Brasileiro, recuperou o prestígio da sétima arte nacional com produções que marcaram a indústria cultural do país e ganharam destaque nas premiações mundo afora. No domingo (20), o Festival 125 Anos de Cinema traz para o Telecine Cult os principais títulos desse período, que contam com a direção de nomes que foram fundamentais para essa retomada, como Eduardo Coutinho, Walter Salles, Guel Arraes, Hector Babenco e Fernando Meirelles.

Destaque para Edifício Master, documentário de Eduardo Coutinho; Central do Brasil de Walter Salles, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro; Carandiru de Héctor Babenco, indicado à Palma de Ouro em Cannes; e Cidade de Deus de Fernando Meirelles, que concorreu em quatro categorias do Oscar: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Os títulos podem ser acessados a qualquer momento na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes são gratuitos para novos usuários.

Festival 125 Anos de Cinema: Retomada do Cinema Brasileiro

Edifício Master
No Telecine Cult, dia 20, às 11h30

De Eduardo Coutinho, a trama expõe relatos cotidianos de moradores do Edifício Master, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Jovens, casais e idosos abrem seus conjugados do prédio de 276 apartamentos. A obra faz parte da Retomada do Cinema Brasileiro.

Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Fernando José
Brasil. 2002. Documentário. 110 min.
Link do Telecine

Central Do Brasil
No Telecine Cult, dia 20, às 13h30

Dora escreve cartas para analfabetos na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Após um incidente com uma de suas clientes, ela se sente responsável por Josué, filho da mulher. Juntos, eles acabam embarcando em uma divertida e sensível viagem pelo Brasil, em busca do pai do garoto. Indicado a dois Oscars, incluindo o de Melhor Atriz.

Direção: Walter Salles
Elenco: Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Vinicius De Oliveira, Othon Bastos, Otávio Augusto, Soia Lira, Matheus Nachtergaele, Caio Junqueira, Stela Freitas
Brasil. 1998. Drama. 109 min.
Link do Telecine

O Auto Da Compadecida
No Telecine Cult, dia 20, às 15h30

As aventuras dos nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando a todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora. Adaptação da obra de Ariano Suassuna.

Direção: Guel Arraes
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Maurício Gonçalves, Paulo Goulart, Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Enrique Diaz, Denise Fraga, Diogo Vilela, Rogério Cardoso, Luis Melo, Virginia Cavendish, Bruno Garcia, Marco Nanini
Brasil. 2000. Comédia. 102 min.
Link do Telecine

Estômago
No Telecine Cult, dia 20, às 17h25

Raimundo Nonato decide deixar o Nordeste para tentar a vida em São Paulo e, por acaso, descobre ter um talento especial para a culinária. Tudo vai bem até que uma traição muda totalmente os rumos de sua vida.

Direção: Marcos Jorge
Elenco: João Miguel, Fabíula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos
Brasil. Itália. 2007. Comédia. 111 min.
Link no Telecine

Carandiru
No Telecine Cult, dia 20, às 19h25

O doutor Drauzio Varella conta sua experiência realizando um trabalho de prevenção ao HIV na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, maior presídio da América Latina (até sua demolição em 2002). Ao passo que expõe a precariedade do lugar, as celas lotadas e a ausência da ordem policial, o médico torna-se um ouvinte para as histórias dos presidiários que narram uma humanidade anulada.

Direção: Hector Babenco
Elenco: Luis Carlos Vasconcelos, Wagner Moura, Julia Ianina, Milton Gonçalves, Ivan De Almeida, Ailton Graça, Aida Leiner, Rodrigo Santoro, Gero Camilo, Lázaro Ramos, Caio Blat
Brasil. 2003. Drama. 143 min.
Link no Telecine

Cidade de Deus
No Telecine Cult, dia 20, às 22h

Rio de Janeiro, anos 1970. Buscapé é um jovem negro e pobre que cresce na Cidade de Deus, a favela mais violenta da cidade. Com medo de que seu único destino seja virar bandido, ele encontra na fotografia uma maneira de escapar dele. Com seu talento, ele passa a registrar o dia a dia da comunidade. Dirigido por Fernando Meirelles e indicado a quatro Oscars, incluindo os de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Phellipe Haagensen, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Matheus Nachtergaele
Brasil. 2002. Nacional. 127 min.
Link do Telecine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s