Tributo ao TTK é um som de resgate a memória do bairro do Catete.

Reprodução – Youtube

Com ênfase na história do RAP no bairro do Catete, Rio de Janeiro, o mini documentário “Tributo ao TTK”, conta sobre o ritmo e sua reprodução cultural. O filme tem direção criativa de Filipe Ret, nascido e criado no Catete, ao lado de artistas como Marcelo D2, Sain e BK’, que ajudaram a criar uma cena forte no bairro. Os rappers também fizeram parceria com instituições de caridades locais, como Ademafia Jaxwell, em projetos que beneficiam a comunidade.

“O rapper é um jornalista de guerra, ele vê o que está na rua e leva para as pessoas”Marcelo D2. O documentário começa com esse trecho, que resume bem a narrativa contada pelos rappers. O Tributo ao TTK aborda o resgate à memória do bairro do Catete, considerado o berço do Rap carioca. “A passagem entre o asfalto e o morro faz do Catete o subúrbio da Zona Sul”. No doc, os rappers comentam sobre o impacto cultural que o Rap tem, assim como o funk e o samba, todos falam sobre suas vivencias. BK’ fala sobre a Batalha de MCs no Brasil e sobre o famoso CGL ( Catete, Glória e Lapa), ele conta que as batalhas começaram na Lapa e é um movimento muito importante para os que estão começando e para a história do rap.

Em outro momento, o mini documentário fala sobre a Gualín do TTK, que é uma linguagem própria do bairro do Catete. Nela as sílabas das palavras são faladas fora de ordem, tornando a pronúncia incompreensível. Essa língua foi criada em meados dos anos 60 com o intuito de driblar as censuras da ditadura e até hoje é mantida no bairro com fins semelhantes. Filipe Ret, fala sobre o mundo da pichação e que a primeira vez que foi reconhecido por Ret, foi através da pichação, que faz parte da cultura urbana.

Além do doc, foi lançada a música “Tributo ao TTK”, parceria entre Filipe Ret, Bk’, Sain e Mãolee, com o intuito de fazer o resgate da memória da “rapaziada”, todo dinheiro arrecadado com o single será revertido para os projetos sociais Ademafia e Urba na Mente. O mini doc estreia no dia 24 de agosto pelo Amazon.

Confira o clipe:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s